Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Fotógrafo passou mais de 40 anos a captar pessoas à espera de transportes

Desde passageiros sisudos na Polónia comunista a uma paragem de autocarro na Coreia do Sul semelhante a uma televisão.

Notícias ao Minuto

10:53 - 14/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Fotografia

O fotógrafo Dieter Leistner passou mais de 40 anos a tirar fotografias a pessoas à espera. Em estações de comboio, paragens de autocarro, esquinas de ruas, sendo em que todo esse tempo é possível ver as mudanças sociais.

Dos passageiros sisudos na Polónia comunista a uma paragem de autocarro na Coreia do Sul semelhante a uma televisão, as imagens documentam a evolução da moda, da arquitetura e os transportes ao longo das décadas.

Mas segundo o fotógrafo alemão explicou à CNN, só consegue identificar duas grandes mudanças na forma como as pessoas esperam: Fumam menos e leem menos livros físicos. De resto, as imagens demonstram algo universal sobre reflexão, aborrecimento e distração que são transversais. Além disso, à medida que nos aproximamos dos tempos modernos há ainda mais telemóveis presentes.

As primeiras imagens captadas por  Dieter Leistner para esta série foram tiradas em 1978. Desde aí tem continuado por vários locais em redor do mundo, quer em férias ou em trabalhos fotográficos.

Mais de 50 dessas imagens foram publicadas agora num livro chamado 'Esperar: Pessoas em Trânsito' ('Waiting: People in Transit') e passam pelas Seychelles, Suíça, China, Quirguistão, Argentina ou Coreia do Norte.

O livro está à venda em Portugal nas livrarias Bertrand ou na Fnac.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório