Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Bombeiros enfrentam o inferno das chamas para salvarem vidas na Austrália

Os fogos florestais já fizeram três mortos e há sete pessoas desaparecidas. O pior ainda pode estar por vir.

Notícias ao Minuto

08:46 - 11/11/19 por Fábio Nunes

Mundo Incêndios Austrália

Os fogos florestais em New South Wales e em Queensland, na Austrália, continuam descontrolados e o cenário, que já é catastrófico, pode agravar-se ainda mais nos próximos dias. Em New South Wales, por exemplo, há registo de 64 incêndios, dos quais 40 não estão controlados.

Um vídeo publicado pelos bombeiros de Davidson ilustra aquilo que os bombeiros têm de enfrentar na árdua batalha contra as chamas e na tentativa de salvarem pessoas.

As imagens captadas através de uma câmara no tablier de uma das carrinhas desta corporação dos bombeiros mostra o “comportamento extremamente desafiante do fogo que as equipas no terreno têm de enfrentar”. Neste caso, os bombeiros dirigem-se a zonas mais remotas, rodeados por chamas, para procurarem pessoas que vivem em propriedades mais afastadas e no meio da floresta.

“A água que vêem a descer pelo para-brisas é dos sprays que fazemos para evitar que a carrinha se incendeie nesta situações”, explica a corporação na sua conta de Facebook.

Os incêndios florestais já fizeram três mortos e sete pessoas estão desaparecidas. Cerca de 100 pessoas ficaram feridas, incluindo 20 bombeiros. Só em New South Wales os fogos já atingiram 200 casas e anexos e já arderam perto de 970 mil hectares, de acordo com o news.com.au. O governo regional de New South Wales já declarou o estado de emergência.

As autoridades australianas temem que o pior ainda esteja por vir. As previsões meteorológicas para esta terça-feira apontam para temperatuas elevadas, ventos fortes e tempo seco, uma combinação que pode resultar num dos dias mais perigosos de incêndios florestais na história da Austrália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório