Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2019
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 13º

Edição

Foi diagnosticado em Espanha um caso de dengue transmitido por via sexual

O homem a quem foi detetada a doença teve relações sexuais sem proteção com uma pessoa que contraiu o vírus numa viagem às Caraíbas.

Foi diagnosticado em Espanha um caso de dengue transmitido por via sexual

Foi diagnosticado num hospital espanhol um dos primeiros casos no mundo de dengue transmitido por via sexual. O El País avança que o caso foi detetado no Hospital Ramón y Cajal, em Madrid, num homem que teve relações sexuais sem proteção com uma pessoa que contraiu o vírus durante uma viagem às Caraíbas. A única referência a um caso destes em artigos científicos foi registada na Coreia do Sul.

O contágio aconteceu em setembro. O parceiro sexual deste paciente contraiu o vírus da dengue numa viagem a Cuba e à República Dominicana. Os sintomas compatíveis com dengue começaram a surgir dez dias antes do homem deslocar-se ao hospital.

“O paciente chegou com febre alta, eritema cutâneo e dores intensas”, sublinhou Santiago Moreno, chefe do serviço de Doenças Infecciosas do Hospital Ramón y Cajal.

As suspeitas de que se tratava de dengue foram confirmadas pelo serviço de Microbiologia do hospital da capital espanhola.

Depois de um “trabalho detalhado de investigação” a equipa do hospital concluiu que o parceiro sexual do paciente foi a fonte do vírus.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório