Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Múmia de gato do Antigo Egito descoberta com três caudas e cinco pernas

Os restos mortais do gato datam de há 2.500 anos.

Notícias ao Minuto

14:47 - 05/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Egito

Hoje em dia, os gatos são animais de estimação, mas no Antigo Egito eram considerados como divindades. Cientistas do Instituto de Pesquisa de Ciência Computorizada e Sistemas Aleatórios, em França, analisaram os restos mortais mumificados de um gato com 2.500 anos e obtiveram resultados surpreendentes.

A equipa começou por fazer uma tomografia computorizada, antes de utilizarem uma impressora 3D para fazer uma reconstrução do animal. Isso permitiu que analisassem o animal de forma não-destrutiva.

A reconstrução demonstrou que a múmia do gato não tinha crânio, vértebras ou costelas, mas por outro lado tinha cinco pernas e três caudas completas. No lugar da cabeça estava uma bola de tecido, mas os investigadores não conseguem explicar porquê.

"Esperavamos ver um gato e não vários gatos, mas por ventura não é assim tão excecional", disse Theophane Nicolas, um dos cientistas envolvidos no projeto.

A razão para a descoberta diferente do esperado continua sem resultar clara, mas os investigadores - como seria de esperar - têm várias teorias.

"Alguns acreditam que estão a lidar com uma fraude antiga organizada por padres sem escrúpulos, nós acreditamos que pelo contrário há inúmeras formas de fazer múmias animais", acrescentou Nicolas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório