Bruxelas diz que centrais nucleares europeias precisam de melhorar segurança

As centrais nucleares europeias precisam de fazer melhorias ao nível da segurança, embora não se justifique o encerramento de qualquer central, segundo os resultados dos testes de resistência apresentados esta quinta-feira pela Comissão Europeia.

Ministério do Ambiente foi informado do incidente em central nuclear espanhola

© Lusa

Lusa
04/10/2012 14:23 ‧ 04/10/2012 por Lusa

Mundo

Testes

"Os testes permitiram concluir que nem todos os padrões de segurança promovidos pela Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) nem todas as boas práticas internacionais são aplicados em todos os Estados-membros", afirma o executivo comunitário em comunicado.

Contudo, lê-se no comunicado, "as autoridades nacionais de segurança concluíram não se justificar o encerramento de quaisquer centrais nucleares".

Os testes de resistência tinham como objectivo avaliar a segurança e a robustez das centrais nucleares em caso de fenómenos naturais, nomeadamente inundações e sismos, e participaram 17 países (os 14 países da União Europeia com centrais nucleares em funcionamento, e a Lituânia, a Ucrânia e a Suíça).

De acordo com os resultados divulgados hoje, em 54 dos 145 reactores testados não são aplicadas as normas de cálculo de riscos de sismo e há 62 que não aplicam as atuais normas de cálculo de risco de inundações.

Foram identificados 81 reactores em que os equipamentos a utilizar em caso de acidentes graves não são armazenados em locais protegidos, e 24 reactores que não dispõem de uma sala de controlo de emergência para o caso de os equipamentos a utilizar em caso de acidentes graves.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas