"Os testes permitiram concluir que nem todos os padrões de segurança promovidos pela Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) nem todas as boas práticas internacionais são aplicados em todos os Estados-membros", afirma o executivo comunitário em comunicado.
Contudo, lê-se no comunicado, "as autoridades nacionais de segurança concluíram não se justificar o encerramento de quaisquer centrais nucleares".
Os testes de resistência tinham como objectivo avaliar a segurança e a robustez das centrais nucleares em caso de fenómenos naturais, nomeadamente inundações e sismos, e participaram 17 países (os 14 países da União Europeia com centrais nucleares em funcionamento, e a Lituânia, a Ucrânia e a Suíça).
De acordo com os resultados divulgados hoje, em 54 dos 145 reactores testados não são aplicadas as normas de cálculo de riscos de sismo e há 62 que não aplicam as atuais normas de cálculo de risco de inundações.
Foram identificados 81 reactores em que os equipamentos a utilizar em caso de acidentes graves não são armazenados em locais protegidos, e 24 reactores que não dispõem de uma sala de controlo de emergência para o caso de os equipamentos a utilizar em caso de acidentes graves.