Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Cadela detetou mudança que salvou vida à dona. E não a largou no hospital

Ruby é uma cadela treinada para ajudar pessoas com ansiedade, mas acabou mesmo por detetar doença da dona.

Notícias ao Minuto

23:32 - 12/10/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Galeria

Shauna Darcy adotou Ruby como cadela de assistência por causa das várias condições de saúde de que sofre: ansiedade, depressão e agorafobia. Era suposto o animal ajudá-la a lidar com essas condições, mas Ruby fez muito mais do que isso.

A cadela, que é treinada para detetar sinais de alarme ao nível de saúde, conseguiu alertar a dona, agindo de forma diferenciada (dava a pata, subia para cima da mulher). Shauna foi ao médico e acabou por descobrir que a cadela detetava alterações na sua frequência cardíaca, o que levou ao diagnóstico de uma  condição cardíaca rara: Síndrome de Ehlers-Danlos, do tipo IV, escreve o La Stampa.

Desde esta altura que a cadela ajuda Shauna na monitorização da frequência cardíaca e da tensão, acalmando-a durante ataques de pânico e transportando medicação de emergência, por exemplo.

Não foi aqui, porém, que Ruby salvou a vida à dona.

Na semana passada, Ruby começou a alertar Shauna para algo que não estava bem, e a dona não fazia ideia do que se passava porque se sentia bem. Ainda assim, confiou no instinto da cadela e chamou a ambulância. "O meu coração estava a entrar em fibrilhação auricular. Quando os paramédicos chegaram, já estava cheia de dores e quase inconsciente", afirmou Shauna.

Uma vez no hospital, Ruby nunca abandonou a cama da dona, que entretanto já teve alta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório