Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Candidato presidencial na Tunísia Nabil Karoui libertado da prisão

O candidato à presidência da Tunísia Nabil Karoui foi hoje libertado, quatro dias antes da segunda volta das eleições, e foi recebido pelos seus apoiantes como um herói, segundo a agência noticiosa francesa AFP.

Candidato presidencial na Tunísia Nabil Karoui libertado da prisão
Notícias ao Minuto

20:45 - 09/10/19 por Lusa

Mundo Tunísia

Vestido de preto, Nabil Karoui deixou ao início da noite a prisão de Mornaguia, a 20 quilómetros de Tunes, capital do país, cercada por um grande contingente policial que repelia uma multidão que se queria aproximar do candidato.

Os apoiantes carregaram o candidato em ombros até ao carro onde abandonou o local, sem fazer declarações.

Empresário e magnata dos 'media', Nabil Karoui, cujo partido foi fundado há seis meses, estava detido desde 23 de agosto por suspeita de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O momento em que ocorreu a sua detenção, 10 dias antes do início da campanha para a primeira volta das presidenciais, suscitou interrogações sobre uma instrumentalização da justiça pela política.

Em julho, o juiz de instrução decretou o congelamento dos bens de Karoui e do seu irmão Ghazi, e a proibição de deixar o país.

Na primeira volta das presidenciais em 15 de setembro, o professor universitário independente Kais Saied venceu o escrutínio com 18,4% dos votos, à frente da Karoui, que garantiu 15,58%.

O partido de Karoui, a Isie, observadores internacionais e diversos responsáveis políticos tinham apelado para que fossem concedidas condições ao candidato detido para uma campanha justa e equilibrada na segunda volta, em 13 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório