EUA em alerta com cigarros eletrónicos após cinco mortes

Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) tem registo de cinco mortes e 500 casos de doenças pulmonares “potencialmente relacionadas” com os cigarros eletrónicos.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
08/09/2019 23:10 ‧ 08/09/2019 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Cigarros Eletrónicos

As autoridades de saúde norte-americanas estão a acompanhar de perto os alarmantes números de morte e doenças relacionados com o uso de cigarros eletrónicos. De acordo com a imprensa norte-americana, que cita o Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), há já cinco mortes causadas pelo uso destes dispositivos, que se pretendia servirem de substituto ao tabaco.

Paralelamente, há registo de cerca de 500 casos (apenas 450 são confirmados) de pessoas com doenças pulmonares graves “potencialmente relacionadas” com os cigarros eletrónicos, números que motivaram o alerta emitido pelo CDC na semana passada, onde pedem à população para deixar de usar os dispositivos.

Embora ainda não haja nenhuma prova de que os dispositivo de vaporização, líquido ou ingrediente dos cigarros eletrónicos estejam diretamente ligados às doenças, a comunidade médica suspeita de alguma relação entre a prática do uso de cigarros eletrónicos e os casos clínicos registados.

"Embora não saibamos quais as substâncias prejudiciais, é importante que as pessoas saibam que, ao usar estes produtos, não sabem tudo sobre o que estão a inalar e os danos que isso pode provocar", disse Kris Box, responsável pelo Departamento de Saúde do Indiana, comentando a morte de mais uma pessoa.

As mortes e doenças têm acontecido em vários estados norte-americanos. Em São Francisco, por exemplo, estes alertas já levaram à proibição da venda dos dispositivos, com efeitos a partir do próximo ano.

Recorde-se que, em agosto, uma pesquisa publicada no Jornal da Academia Norte-Americana de Dermatologia observou uma relação entre o uso dos dispositivos eletrónicos e o aparecimento de condições como estomatite, dermatite de contato e lesões térmicas.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas