Os deputado britânicos aprovaram uma proposta para bloquear um Brexit sem acordo até ao 31 de outubro, contrariando assim as pretensões do primeiro-ministro Boris Johnson. A votação foi aprovada com 329 votos a favor e 300 votos contra, avança a BBC.
Esta foi a primeira fase da votação desta proposta. A segunda fase, que é a mais importante, vai acontecer às 19h na Câmara dos Comuns.
A proposta de lei vai ser agora debatida e pode sofrer alterações. As alterações escolhidas pelo speaker John Bercow serão depois votadas pelos deputados, seguindo-se a importante segunda votação da proposta de lei.
Os resultados desta votação mostram que Boris Johnson continua a perder apoio no seio do Partido Conservador. Perdeu o apoio de mais um deputado, uma vez que na votação da noite passada tinha conseguido 301 votos que contrariavam a tentativa de bloquear o Brexit sem acordo.
Depois de já ter expulsado 21 deputados dos conservadores, Johnson pode expulsar mais deputados do seu partido para evitar uma derrota que o levará a convocar eleições antecipadas.
Esta manhã Boris Johnson já afirmou a disponibilidade para convocar eleições antecipadas a terem lugar no dia 15 de outubro, lançando esse desafio ao líder da oposição, Jeremy Corbyn.
[Notícia atualizada às 18h00]
Leia Também: Brexit. Impacto de uma saída sem acordo será "menos grave" que estimado