Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Suspenso fórum onde atirador de El Paso publicou manifesto racista

A empresa Cloudflare, distribuidora de vários sites, anunciou hoje ter suspendido o contrato com o fórum 8chan, no qual o autor do tiroteio de El Paso, no Texas, divulgou um "manifesto" racista antes de matar 20 pessoas.

Suspenso fórum onde atirador de El Paso publicou manifesto racista
Notícias ao Minuto

13:29 - 05/08/19 por Lusa

Mundo Tiroteio

"Acabámos de anunciar o fim do nosso serviço ao 8chan, com efeito desde a meia-noite de hoje", afirmou o proprietário da empresa norte-americana Cloudflare, Matthew Prince.

"A razão é simples: eles [os gestores do site] puseram-se à margem da lei e causaram muitas mortes trágicas. Apesar de não ter violado a letra da lei ao recusar-se a moderar os comentários cheios de ódio da sua comunidade, o 8chan criou um ambiente que viola o espírito [da legalidade]", explicou.

Matthew Prince já tinha admitido, no domingo, que o fórum -- onde se multiplicavam conversas extremistas quer da extrema-direita, quer de conspirações diversas e até comentários machistas -- se tinha tornado "um esgoto cheio de ódio".

No entanto, lembrou, a Clouflare não poderia fazer a moderação dos comentários publicados, já que o 8chan era só um dos mais de 19 milhões de sites de internet que eram distribuídos pela empresa.

Hoje de manhã, o 8chan estava inacessível, tendo o seu administrador publicado, no Twitter, que o site ia migrar para um novo servidor, por decisão da Cloudflare.

Segundo o proprietário, a decisão não foi tomada de ânimo leve.

"Toleramos, embora com repugnância, conteúdos que achamos repreensíveis, mas não admitimos plataformas que inspiram diretamente eventos trágicos e se tornam, por isso, ilegais", escreveu Matthew Price, sublinhando que "o 8chan cruzou essa linha".

Já há dois anos, a Cloudflare deixou de distribuir o site neonazi Daily Stormer, depois de uma mulher ter sido morta durante as violentas manifestações de extrema direita em Charlottesville, Virgínia.

"Hoje, o Daily Stormer está sempre disponível e continua a ser repugnante. [Os gestores] orgulham-se de ter o maior número de leitores de sempre", disse Matthew Price.

Estes sites "já não são um problema da Cloudflare, mas continuam a ser um problema da internet", afirmou, alertando que a decisão hoje tomada "não vai resolver o problema do ódio online".

Pouco antes do tiroteio no supermercado em El Paso, no Texas, que matou, este fim de semana, 20 pessoas e deixou feridas outras 26, o atirador divulgou um "manifesto" racista no 8chan.

O homem, identificado como Patrick Crusius, invocava uma "invasão hispânica" do Texas e elogiava o massacre de março na Nova Zelândia, que matou 51 pessoas em duas mesquitas de Christchurch.

O autor do massacre de Christchurch também tinha anunciado a sua intenção no fórum 8chan e divulgou o ataque em direto no Facebook Live durante 17 minutos, antes de a transmissão ter sido desativada.

No domingo, o fundador do 8chan, Frederick Brennan, que cortou todas as ligações ao site, defendeu que o fórum deveria ser definitivamente fechado.

"Assim que soube do homicídio em massa, defendi que era preciso investigar se havia ligações ao 8chan", disse Brennan ao jornal New York Times.

"Fechem o site", acrescentou, justificando que o 8chan "não traz nada de bom ao mundo".

O site é atualmente gerido a partir das Filipinas, por um antigo combatente do exército norte-americano, Jim Watkins.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório