Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro iraniano alvo de sanções após recusar encontro com Trump

O chefe da diplomacia do Irão, Mohammad Javad Zarif, está a ser alvo de sanções por parte dos Estados Unidos por ter recusado um convite para se encontrar com o Presidente donald Trump, anunciaram hoje as autoridades iranianas.

Ministro iraniano alvo de sanções após recusar encontro com Trump
Notícias ao Minuto

15:07 - 04/08/19 por Lusa

Mundo Teerão

O convite, efetuado pelo senador norte-americano Rand Paul, mandatado por Donald Trump, foi divulgado na sexta-feira pela revista New Yorker, e confirmado hoje pelas autoridades iranianas.

Segundo a New Yorker, Rand Paul e Zarif encontraram-se em Nova Iorque, em meados de julho, à margem de uma visita do ministro iraniano à ONU.

"Numa reunião com um senador (norte-americano), Zarif foi convidado para uma reunião [na Casa Branca] e depois foi sancionado", disse o porta-voz do Governo de Teerão, Ali Rabiei.

"Para um governo que sempre se diz a favor das negociações, e depois sanciona o ministro dos Negócios Estrangeiros (...), se não é ridículo, então o que é?", questionou Rabiei, em declarações transmitidas pela televisão estatal iraniana.

Ali Rabiei descreveu o comportamento das autoridades americanas como "infantil" e considerou as sanções como prova de que a Casa Branca interpretou a recusa do convite como "uma questão pessoal".

As relações entre Teerão e Washington têm-se deteriorado desde a retirada unilateral dos Estados Unidos do acordo nuclear iraniano, em maio de 2018, seguida da imposição de pesadas sanções americanas contra o Irão, que a administração Trump acusa de desestabilizar a região e de desenvolver armas nucleares.

Sabotagens e ataques a navios no Golfo, ocorridas desde maio e negados por Teerão, a apreensão de petroleiros estrangeiros e a destruição de um 'drone' [aparelho aéreo não tripulado] norte-americano pelo Irão aumentaram a tensão entre os dois países

O contra-almirante Ali Shamkhani, secretário do Supremo Conselho de Segurança Nacional, citado pela agência de notícias iraniana Isna, disse que o convite para a Casa Branca e as sanções marcam o fracasso da diplomacia norte-americana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório