Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Guatemala e EUA assinam acordo relativo a direito de asilo

A Guatemala e os Estados Unidos da América concluíram na sexta-feira um acordo relativo ao direito de asilo que, segundo Washington, irá contribuir para resolver a crise migratória na fronteira com o México, anunciou a Casa Branca.

Guatemala e EUA assinam acordo relativo a direito de asilo
Notícias ao Minuto

06:19 - 27/07/19 por Lusa

Mundo EUA

O acordo, conhecido como "país terceiro seguro", estipula que os migrantes, incluindo salvadorenhos e hondurenhos, que atravessam a Guatemala a caminho dos EUA solicitem o estatuto de proteção na Guatemala em vez de na fronteira norte-americana.

Poderá, potencialmente, aliviar o fluxo avassalador de imigrantes que estão a sobrecarregar o sistema norte-americano, mostrando uma cedência ao Presidente do país, Donald Trump, que poderá anunciar como uma vitória, enquanto luta para cumprir as suas promessas de campanha relativas à imigração.

"Hoje é um grande dia", disse Trump. "Há muito tempo que estamos a trabalhar com a Guatemala e agora podemos fazê-lo da forma certa", acrescentou, adiantando que o acordo vai "pôr os contrabandistas fora de circulação".

O anúncio foi feito depois de um tribunal californiano bloquear a tentativa de asilo mais restritiva de Trump até agora e que, efetivamente, acabaria com a possibilidade de requerer asilo ou proteção na fronteira sul.

O Presidente da Guatemala, Jimmy Morales, afirmou por seu lado que o acordo assinado permite evitar as sanções económicas que o seu homólogo Donald Trump tinha ameaçado impor, caso as negociações entre os dois países fracassassem.

Com as negociações, evitam-se "sanções drásticas para a Guatemala, muitas delas com o objetivo de atingir fortemente a economia, como a imposição de taxas sobre as remessas" que os compatriotas enviam diariamente e de tarifas alfandegárias sobre os "produtos de exportação e restrições à imigração", disse Morales nas redes sociais depois de a Casa Branca anunciar o acordo.

Em meados de julho, Jimmy Morales tinha desistido de assinar um acordo com Washington face à oposição do Tribunal Constitucional de seu país. Não foram dados esclarecimentos quanto à conformidade do novo acordo com esta decisão do tribunal guatemalteco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório