Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Alunagem: Guardou um jornal do dia e abriu-o agora, após 50 anos

Aniversário da descida do Homem à Lua está a ser celebrado também em Portugal.

Alunagem: Guardou um jornal do dia e abriu-o agora, após 50 anos
Notícias ao Minuto

17:03 - 20/07/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Apollo 11

Aproximavam-se as quatro da manhã do dia 21 de julho de 1969 (era ainda a noite de 20 de julho nos Estados Unidos) quando os portugueses ouviram o astronauta da agência espacial norte-americana NASA a proferir a frase que o tornou célebre: "É um pequeno passo para o Homem, um salto gigantesco para a humanidade".

Este domingo, portanto, celebram-se os 50 anos da descida na Lua dos astronautas norte-americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin, com Michael Collins no módulo de comando em órbita do satélite natural da Terra.

Um entusiasta norte-americano celebrou a ocasião recebendo em sua casa uma jornalista do jornal Chicago Tribune para folhear, pela primeira vez em 50 anos, um exemplar do Chicago Daily News do 21 de julho de 1969, conforme pode ver na imagem abaixo.

Por todo o mundo, com ênfase para os Estados Unidos, exposições, instalações artísticas e jornadas de observação astronómica marcam o ano na comunidade científica.

Em Portugal, o ministro da Ciência, Manuel Heitor, assinala a data em Constância, onde a festa de astronomia Astrofesta inclui sessões de Planetário com filme da missão Apollo XI, visitas orientadas às exposições 'Física do Voo- Avião T33', palestras e cursos práticos onde os visitantes aprendem a usar telescópios, a fotografar o céu e a escutar e a conhecer as galáxias distantes.

No Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, 75 crianças terão hoje um acordar diferente depois de passarem a noite no pavilhão, num ambiente que recria o dia de 1969, com tarefas que evocam o trabalho dos astronautas da missão Apollo XI.

O museu da Presidência, no Palácio de Belém, abre as portas para uma sessão especial de comemoração da chegada à Lua, com uma série de palestras, música, observação astronómica com telescópios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório