A polícia britânica já conseguiu identificar a pessoa que divulgou os memorandos confidenciais do embaixador britânico em Washington, Kim Darroch, onde este descrevia Donald Trump como “inapto”, “incompetente” e “inseguro” e que provocou uma crise diplomática entre o Reino Unido e os EUA, revela o Sunday Times.
A semana passada, o jornal britânico Mail on Sunday publicou várias mensagens de Kim Darroch, nos quais este descrevia o governo de Trump como “disfuncional”, o que levou o presidente dos EUA a cortar relações com o embaixador e, posteriormente, à renúncia do cargo por parte deste.
Na sexta-feira, as autoridades britânicas iniciaram uma investigação criminal para descobrir a pessoa responsável pela divulgação dos mesmos.
Este sábado, fonte do governo britânico disse ao Sunday Times que as autoridades acreditam que já identificaram o suspeito e que agora “vão recolher provas” para o levar a tribunal.
O suspeito é alguém com acesso a arquivos históricos, que entrou no computador de Darroch e recolheu uma série de mensagens que tinham como destinatário apenas o governo britânico.
A polícia pediu entretanto aos meios de comunicação social para não divulgarem mais memorandos, visto que isso viola a “Lei dos Segredos Oficiais”.