Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Identificado quem divulgou mensagens que 'tramaram' embaixador britânico

Memorandos divulgados por suspeito provocaram uma crise diplomática entre o Reino Unido e os EUA.

Identificado quem divulgou mensagens que 'tramaram' embaixador britânico
Notícias ao Minuto

23:48 - 13/07/19 por Natacha Nunes Costa

Mundo EUA

A polícia britânica já conseguiu identificar a pessoa que divulgou os memorandos confidenciais do embaixador britânico em Washington, Kim Darroch, onde este descrevia Donald Trump como “inapto”, “incompetente” e “inseguro” e que provocou uma crise diplomática entre o Reino Unido e os EUA, revela o Sunday Times.

A semana passada, o jornal britânico Mail on Sunday publicou várias mensagens de Kim Darroch, nos quais este descrevia o governo de Trump como “disfuncional”, o que levou o presidente dos EUA a cortar relações com o embaixador e, posteriormente, à renúncia do cargo por parte deste.

Na sexta-feira, as autoridades britânicas iniciaram uma investigação criminal para descobrir a pessoa responsável pela divulgação dos mesmos.

Este sábado, fonte do governo britânico disse ao Sunday Times que as autoridades acreditam que já identificaram o suspeito e que agora “vão recolher provas” para o levar a tribunal.

O suspeito é alguém com acesso a arquivos históricos, que entrou no computador de Darroch e recolheu uma série de mensagens que tinham como destinatário apenas o governo britânico.

A polícia pediu entretanto aos meios de comunicação social para não divulgarem mais memorandos, visto que isso viola a “Lei dos Segredos Oficiais”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório