Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Exército turco lança nova operação contra curdos no Iraque

O exército turco lançou uma nova operação no norte do Iraque contra os bastiões do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda, informou hoje o Ministério da Defesa turco.

Exército turco lança nova operação contra curdos no Iraque
Notícias ao Minuto

12:46 - 13/07/19 por Lusa

Mundo Ministério da Defesa

A operação, chamada Garra-2, foi lançada às 19h00 GMT (20h00 em Lisboa) de sexta-feira e expandiu o alcance da primeira operação com esse nome, lançada a 28 de maio.

"Começou uma nova operação de brigadas especiais na região onde se refugiam os terroristas no norte do Iraque, com a atuação da aviação e da artilharia terrestre", referiu o comunicado do Ministério publicado no seu site.

O texto indica que as ações estão circunscritas à zona de Hakurk, uma região montanhosa com mil quilómetros quadrados na fronteira com o Irão, e na província de Hakkari, no sudeste da Turquia.

Várias dezenas de quilómetros mais ao sul estão as montanhas Kandil, onde o quartel-general do PKK está localizado e que é frequentemente alvo de ataques da aviação turca.

Nos últimos anos, a Turquia realizou várias incursões militares terrestres na faixa de fronteira do Iraque com a província de Hakkari, além de realizar com grande frequência bombardeio aéreo na área.

O PKK iniciou uma insurreição contra a Turquia no sudeste, em 1984, e o conflito matou dezenas de milhares de pessoas.

A Turquia, os Estados Unidos e a União Europeia consideram o grupo, baseado nas montanhas Kandil do norte do Iraque, uma organização terrorista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório