Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 20º

Autoridades do Egito detêm apoiante de Mubarak que criticou o Governo

As autoridades do Egito detiveram o responsável por uma página do Facebook que apoia o antigo presidente Hosni Mubarak, afastado do poder na sequência da revolta popular em 2011.

Autoridades do Egito detêm apoiante de Mubarak que criticou o Governo
Notícias ao Minuto

16:04 - 11/07/19 por Lusa

Mundo Egito

Os procuradores acusam hoje Karim Hussein de divulgar falsas notícias e atentar contra os interesses nacionais após uma série de 'posts' em que defendia que Mubarak fez mais que o atual governo na ajuda à população pobre do país. Hussein foi detido na terça-feira.

O Egito do marechal Abdul Fatah Al-Sisi desencadeou desde o golpe militar de 2013 uma vasta campanha de repressão às oposições, com a prisão de ativistas, 'bloggers' e outros dissidentes, e assente em leis que criminalizam qualquer crítica às autoridades.

A página de Hussein no Facebook "Desculpe, Senhor Presidente", tem mais de três milhões de seguidores.

Os militares egípcios derrubaram em julho de 2013 o primeiro presidente do país eleito em eleições multipartidárias, o islamita Mohamed Morsi, condenado a prisão perpétua e que morreu em 17 de junho quando prestava declarações num tribunal do Cairo.

Desde então, as autoridades restringiram ou eliminaram as liberdades conquistadas no decurso da rebelião popular de 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório