Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Intoxicação alimentar leva 260 pessoas para o hospital nas Filipinas

O incidente ocorreu durante uma festa para celebrar o aniversário da antiga primeira-dama do país, Imelda Marcos.

Intoxicação alimentar leva 260 pessoas para o hospital nas Filipinas
Notícias ao Minuto

14:50 - 03/07/19 por Sara Gouveia

Mundo Filipinas

A festa do 90.º aniversário de Imelda Marcos, a antiga primeira-dama das Filipinas, que teve lugar esta quarta-feira, acabou por ficar manchada pelo caos quando 261 dos seus amigos e apoiantes tiveram de ser levados para o hospital devido a uma intoxicação alimentar.

As salas de emergência da área da Pasig, em Manila, foram inundadas por pacientes com vómitos, diarreia e tonturas, conta a Reuters. O ministro da Saúde filipino confirmou que os convidados foram levados para nove hospitais durante a tarde depois de comerem a comida que tinha sido preparada para 2.500 pessoas.

A comida servida durante o festejo consistia em arroz, ovos cozidos e frango Adobo, uma especialidade tradicional filipina que consiste em frango estufado em vinagre e molho de soja.

Imelda, a viúva do antigo ditador Ferdianand Marcos, não foi afetada pelos sintomas, segundo disse a uma rádio lugar o seu chefe de gabinete. A antiga primeira-dama é conhecida pela sua vida luxuosa e a sua família continua a ter muito poder no país devido aos bons laços que mantém com o atual presidente, Rodrigo Duterte.

"A comida pode ter sido estragada, mas mantemo-nos sólidos", garantiu a filha e futura senadora, Imee Marcos, a quem ficou na festa, conta a agência. "Vamos cuidar daqueles que estão no hospital e esperar que consigamos visitar cada um deles", acrescentou.

O incidente acrescenta mais um episódio negro a Imelda Marcos, que enfrenta dúzias de casos de corrupção que a perseguem desde que a família foi derrubada numa revolta popular em 1986. A antiga primeira-dama foi condenada a 11 anos de prisão por cada um dos sete crimes de corrupção o ano passado por ter feito transferências bancárias ilegais no valor de 200 milhões de dólares (cerca de 177 milhões de euros) para fundações em seu nome na Suíça quando era governadora de Manila nos anos 70.

Imelda sempre negou as acusações e encontra-se em liberdade após pagamento de fiança enquanto não há uma decisão do tribunal sobre o recurso que pediu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório