Donald Trump reuniu-se com Kim Jong-un na chamada Zona Desmilitarizada que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul.
A informação está a ser avançada pelas principais agências noticiosas internacionais que frisam que este encontro é um marco histórico na relação entre os dois países.
Com esta reunião, Donald Trump acaba de se tornar no primeiro Presidente dos Estados Unidos da América a pisar solo norte-coreano.
"É um grande dia para o mundo", destacou o líder norte-americano, garantindo ser uma "grande honra fazê-lo".
“Passar esta linha é uma grande honra, grandes progressos foram alcançados, grandes amizades foram feitas e esta tem sido, em particular, uma grande amizade", acrescentou Trump.
Já Kim Jong-un referiu que "esta ação revela a vontade que o Presidente Trump tem de eliminar o passado infeliz e abrir um novo futuro entre os dois países".
O encontro entre os dois presidentes havia sido anunciado ontem pelo homónimo da Coreia do Sul e posteriormente confirmado pelo próprio Donald Trump.
"Vou fazer uma declaração muito breve porque vamos seguir para a Zona Desmilitarizada onde me vou encontrar com Kim Jong-un", disse o Presidente dos EUA aos jornalistas.
Donald Trump e Kim Jong-un encontraram-se na vila fronteiriça de Panmunjon e depois seguiram para território norte-coreano onde continuaram reunidos e onde o líder norte-americano convidou o homónimo norte-coreano a visitar a Casa Branca, tal como, aliás, Trump já havia dito que faria.
Este foi o terceiro encontro entre os presidentes dos dois países, depois da cimeira histórica de Singapura em junho de 2018 e o encontro de Hanoi em fevereiro passado.
No final do encontro deste domingo, Trumo garantiu que EUA e Coreia do Norte vão reabrir as negociações a propósito da questão nuclear.