Um incêndio numa fábrica de químicos em San Roque, na Andaluzia, em Espanha, está a gerar alarme. Não tanto pelas consequências humanas, uma vez que até ao momento não há registo de feridos, como adianta o El Mundo, mas pela dimensão da nuvem de fumo que se pode ver no céu sobre San Roque e que é vista noutras cidades ali perto, como é o caso de Algeciras, e até de Gibraltar.
O incêndio atingiu a fábrica da Indorama e está afetar um quarto do complexo industrial da empresa. O alerta foi dado às 15 horas locais (menos uma hora em Portugal Continental). No local encontram-se várias corporações de bombeiros, de Cádiz mas também de Málaga. A vila de Guadarranque está a ser evacuada por uma questão de precaução.
Os bombeiros estão a tentar evitar que as chamas se propaguem a outras zonas da fábrica.
Os responsáveis autárquicos de San Roque também já se apressaram a tranquilizar as populações próximas da fábrica, assegurando que a enorme nuvem de fumo que se pode ver na região “não é tóxica”, mas relembrando que “visto que o produto é altamente inflamável e requer uma extinção complexa, até que esteja praticamente todo consumido são previstas chamas e fumo durante horas”.
Apesar de a nuvem não ser tóxica, os bombeiros pedem às populações vizinhas da fábrica para fecharem as janelas das suas casas.