Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Autoridades levantam alerta de tsunami após sismo no Japão

A Agência Nacional de Meteorologia do Japão levantou o alerta de tsunami dado hoje após um sismo de magnitude de 6,8 na escala de Richter na zona costeira do noroeste do país.

Autoridades levantam alerta de tsunami após sismo no Japão
Notícias ao Minuto

18:15 - 18/06/19 por Lusa

Mundo Governo

Segundo as autoridades, o alerta foi oficialmente anulado às 1h00 locais (17h00 em Lisboa) poucas horas após o terramoto que atingiu grande parte do norte e do centro do Japão, sem provocar danos maiores ou ferimentos graves.

O Governo do Japão chegou a pedir aos residentes da zona que abandonassem as suas casas e procurassem refúgio na sequência do terramoto.

O sismo foi sentido na região às 22h22 locais (14h22 em Lisboa), com epicentro a dez quilómetros de profundidade, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão.

Pelo menos duas réplicas foram registadas na zona, uma com magnitude de 3,8 graus e outra de 4 graus na escala de Richter.

O epicentro do sismo foi localizado no mar, próximo da costa noroeste do Japão e em frente ao limite das províncias de Niigata e Yamagata, com uma profundidade de dez quilómetros.

O Japão situa-se na junção de quatro placas tectónicas e é atingido todos os anos por cerca de 20% dos sismos violentos registados no planeta.

Os japoneses mantêm viva a memória do 'tsunami' de 11 de março de 2011 que, depois de um sismo de intensidade 9 ao largo do arquipélago, causou a morte de 18.500 pessoas e provocou o acidente nuclear de Fukushima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório