Presidente do Mali visita local de massacre e pede que se evitem vingança

O Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, pediu hoje à população de uma aldeia que no domingo foi palco de um massacre que se abstenha de quaisquer atos de vingança.

Mali expressa orgulho em emigrante que salvou criança em França

© Reuters

Lusa
13/06/2019 18:13 ‧ 13/06/2019 por Lusa

Mundo

Ibrahim Boubacar Keita

"Peço-vos que não se entreguem a atos de vingança", disse o chefe de Estado num encontro com habitantes de Sobane Da, no centro do país, onde no dia 09 de junho homens armados mataram pelo menos 35 pessoas, 24 das quais crianças, da etnia dogon.

Keita prometeu aos habitantes de Sobane Da tomar "todas as medidas para garantir a segurança de pessoas e bens", segundo relatou aos jornalistas um membro da delegação oficial, citado pela agência AFP.

A região onde ocorreu o massacre atravessa um ciclo crescente de violência entre comunidades que teve como incidente mais grave o massacre, a 23 de março, de 160 pessoas da etnia fula, ou peul, na aldeia de Ogossagou, perto da fronteira com o Burkina Faso.

O caso originou uma onda de indignação popular e manifestações que acabaram por provocar, um mês mais tarde, a demissão do governo, considerado incapaz de pôr termo à escalada da violência no país por parte de grupos 'jihadistas' e entre etnias.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas