Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Jovem que ficou sem intestinos em piscina ainda acredita em transplante

Só um transplante dará a Salma uma vida normal.

Jovem que ficou sem intestinos em piscina ainda acredita em transplante
Notícias ao Minuto

23:43 - 05/06/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

Salma Bashir ficou sem intestinos e não consegue comer há dez anos na sequência de um acidente numa piscina.

A jovem, que na altura tinha cinco anos, estava de férias com a família no Egipto quando, acidentalmente, se sentou em cima de uma válvula de sucção de limpeza de uma piscina. 

A força de sução era de tal forma intensa que ninguém conseguiu puxar a criança antes que o pior acontecesse.

Uma década depois, e agora com 16 anos, a jovem continua sem intestinos nem vesícula biliar, e o seu estômago é uma ferida aberta, motivo pelo qual usa uma espécie de saco alimentar que tem de ser esvaziado, todos os dias. A jovem ainda mastiga a comida, para poder sentir o seu sabor, mas não a consegue engolir, tendo que a retirar da boca muitas vezes de forma discreta para ninguém ver.

Depois do incidente, foram dadas apenas semanas de vida a Salma. Os pais da menina viajaram de urgência para os Estados Unidos para uma cirurgia de vida ou morte na Pensilvânia. A jovem foi colocada numa lista de espera para transplante de órgãos e um ano e meio depois da espera conseguiu submeter-e à operação, que os seus pais acreditavam ser o início de uma nova vida.

No entanto, seis meses depois, o seu corpo rejeitou os intestinos e ainda hoje Salma vive com as sequelas daquele dia.

Os médicos já fizeram saber que se Salam quiser recuperar a sua vida terá que se submeter a um transplante de cinco órgãos, uma operação que terá um custo aproximado de três milhões de euros.

A jovem não desiste do sonho e criou uma página de angariação de fundos, que conta já com mais de 25 mil euros

"Ela continua a sorrir, ela ainda é uma lutadora, ela ainda é desafiada pela sua situação. Ela ainda consegue fazer muitas coisas apesar da sua condição", 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório