Supremo espanhol decide cancelar exumação de corpo do ex-ditador Franco

O Supremo Tribunal espanhol decidiu aceitar o pedido da família de Francisco Franco e 'travou' o plano do Governo socialista de exumar a 10 de junho o corpo do ex-ditador.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
04/06/2019 11:15 ‧ 04/06/2019 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Espanha

Quarenta e três anos depois da morte do ditador e a apenas seis dias da exumação do corpo de Franco, o Supremo Tribunal espanhol decidiu cancelar a operação, que foi decidida pelo governo no passado dia 15 de março, enquanto não houver decisões sobre vários recursos apresentados.

O tribunal justifica esta medida cautelar, solicitada pelos netos de Franco, para "evitar o prejuízo" que poderia causar aos que pediram o recurso, assim como "aos interesses públicos".

Estas entidades "seriam gravemente afetadas se, exumados esses restos, fosse necessário devolvê-los ao lugar em que se encontram", estima o Supremo Tribunal.

Os restos mortais do antigo ditador, que estão no vale dos Caídos, iriam, por decisão do executivo para o cemitério de Mingorrupio, na povoação de El Pardo, também nos arredores de Madrid.

Contra esta decisão foram sempre os familiares, que insistiam que apenas poderiam considerar a exumação para a catedral de Almudena (Madrid), possibilidade que já tinha sido rejeitada pelo executivo.

Para o Governo socialista, o corpo do ditador não pode ser transferido para qualquer local onde possa ser "enaltecido ou homenageado".

O parlamento espanhol aprovou em setembro do ano passado a proposta do Governo a autorizar a exumação dos restos mortais do ditador.

O Tribunal Supremo espanhol rejeitou em 17 de dezembro último um primeiro pedido da família de Francisco Franco para que o Governo suspenda o processo de exumação do corpo do ditador.

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido desde 1938 o lugar de chefe de Estado, até morrer em 1975, ano em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

[Notícia atualizada às 11h49]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas