Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Ainda antes de aterrar em Londres, já Trump insultava o autarca local

O presidente norte-americano respondeu às declarações de Sadiq Kahn, que considerou-o uma "ameaça global".

Ainda antes de aterrar em Londres, já Trump insultava o autarca local
Notícias ao Minuto

11:00 - 03/06/19 por Fábio Nunes

Mundo Donald Trump

A visita de estado de Donald Trump ao Reino Unido já estava envolta em grande polémica, mas o presidente dos Estados Unidos decidiu atirar mais achas para a fogueira ao insultar o presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, minutos antes de aterrar num dos aeroportos da cidade.

“Sadiq Khan, que tem feito um trabalho terrível como presidente da Câmara de Londres, tem sido estupidamente ‘desagradável’ com o presidente dos Estados Unidos que está de visita, de longe o aliado mais importante do Reino Unido. Ele é um grande falhado que devia focar-se no crime em Londres, não em mim”, escreveu Trump num tweet.

Kahn lembra-me bastante o nosso muito burro e incompetente presidente da Câmara de Nova Iorque, de Blasio, que também tem feito um trabalho terrível – metade da sua altura”, acrescentou o presidente norte-americano, que não se terá ficado pelos seus habituais desabafos via Twitter.

Depois de aterrar, Trump foi recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt, a quem fez queixas de Sadiq Khan. Hunt referiu à BBC que o presidente partilhou as suas “opiniões fortes” sobre Khan.

“Ele não estava exatamente a dizer que vai convidar Sadiq Khan para receber um tratamento real na Casa Branca em breve”, contou o ministro britânico. “O que ele disse foi consistente com o que estava no tweet, vamos pô-lo desta forma”.

Um porta-voz de Khan já respondeu aos comentários de Trump. “Isto é muito mais sério do que insultos infantis que não deviam partir do presidente dos Estados Unidos”, afirmou.

Trump está de visita ao Reino Unido para marcar os 75 anos da chegada das forças norte-americanas a território britânico durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, o autarca de Londres mostrou-se muito crítico de Trump. Sublinhou que o presidente norte-americano “é um dos exemplos mais notórios de uma crescente ameaça global”, comparando Trump a vários líderes da extrema-direita.

“Nos próximos anos, suspeito que vamos olhar para esta visita de estado com profundo arrependimento e vamos compreender que estivemos do lado errado da história”, salientou de forma contundente Sadiq Khan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório