Há 75 anos, mais concretamente no dia 6 de junho de 1944, a Europa era já um cenário devastado pela guerra.
O exército nazi chegou a parecer imbatível nos primeiros tempos de uma guerra que começara em 1939. Mas o rumo da guerra já começara a mudar, com o sofrimento e resistência da União Soviética a serem fulcrais para mudar o rumo dos acontecimentos. Mas ainda não era suficiente.
A Ocidente, nas praias francesas da Normandia, militares de vários países, em particular dos Estados Unidos, atacaram em grande número as praias locais protegidas por nazis. Eram mais de 150 mil, na maior invasão anfíbia da História.
Em poucas dezenas de metros de terreno milhares de homens deram a vida para abrir uma brecha que se provaria essencial. Chamaram-lhe o Dia D, um dos dias mais marcantes de toda a Segunda Guerra Mundial e que custou a vida a milhares de homens.
Nos meses seguintes, a Alemanha foi recuando, cada vez mais cercada, a Oriente e agora também a Ocidente. Foi ali que ocorreu um dos principais pontos de viragem na guerra, que um ano depois culminaria na derrota final do nazismo.
A partir do Dia D, o rumo da guerra deu a volta necessária, a que ainda faltava. No ano seguinte, os combates sucederam-se. O 'império nazi' criado sob sangue e cinzas começara a vislumbrar o seu próprio fim. A Ocidente, tropas norte-americanas lideraram a ofensiva. No Leste, tropas soviéticas fizeram igualmente o seu percurso, que só terminaria em Berlim, em 1945, com o fim do bárbaro regime.
Na galeria acima pode ver imagens impressionantes e históricas do Dia D, que se celebra neste 6 de junho. Dos prisioneiros nazis aos aliados feridos, das praias às localidades costeiras transformadas em palco de guerra passando ao poderio militar em terra, no mar e no ar, faça uma viagem histórica em imagens pelo Dia D.