Meteorologia

  • 16 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Trump vai reforçar poder militar até patamar que "nunca antes" existiu

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu hoje, no Japão, continuar a reforçar o poder militar do país até atingir um patamar que "nunca antes" existiu.

Trump vai reforçar poder militar até patamar que "nunca antes" existiu
Notícias ao Minuto

06:50 - 28/05/19 por Lusa

Mundo EUA

"O meu Governo está empenhado em garantir que a força militar dos EUA permaneça para sempre em primeiro lugar", disse Trump perante cerca de mil soldados norte-americanos a bordo do USS WASP, ancorado no porto de Yokosuka, sul de Tóquio.

"Nós vamos estar num nível que nunca estivemos antes", disse Trump.

Na segunda-feira, o Presidente norte-americano anunciou, após uma reunião formal em Tóquio com o primeiro-ministro nipónico, que o Japão vai comprar aos Estados Unidos 105 caças F-35.

"Os Estados Unidos apoiam os esforços do Japão para melhorar as suas capacidades de defesa e, nos últimos meses, enviámos uma grande quantidade de equipamentos militares", disse Donald Trump durante uma conferência de imprensa em Tóquio.

Tóquio, que já havia anunciado no final de 2011 a compra de 42 F-35, é, com este novo pedido, o primeiro cliente internacional norte-americano para este tipo de caças de quinta geração.

O Presidente norte-americano iniciou no sábado uma visita ao Japão, com uma agenda focada no reforço das relações bilaterais e no impasse das negociações com a Coreia do Norte.

A visita do chefe de Estado norte-americano termina hoje, e incluiu reuniões oficiais e momentos de lazer com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que esteve em Washington em abril.

O Presidente dos EUA volta ao Japão no final de junho para participar na cimeira do G20.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório