Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Uma vitória que vale empate para os conservadores na Croácia

O partido conservador União Democrática Croata (HDZ), no poder e membro do Partido Popular Europeu, ganhou no domingo as eleições europeias na Croácia com 23% dos votos, elegendo quatro eurodeputados, os mesmos mandatos que os sociais-democratas, segundo dados oficiais.

Uma vitória que vale empate para os conservadores na Croácia
Notícias ao Minuto

00:17 - 27/05/19 por Lusa

Mundo Europeias

Com 99% dos votos escrutinados na Croácia, os sociais-democratas do SDP, na oposição, foram a segunda força mais votada, com 19% dos votos.

Estes resultados significam que os nacionalistas conservadores do HDZ perdem um eurodeputado, enquanto os sociais-democratas aumentam de dois para quatro mandatos no Parlamento Europeu (PE).

A coligação populista Soberanistas conseguiu uma votação superior a 8% e elegeu um eurodeputado.

A surpresa das europeias croatas foi a lista do juiz independente Mislav Kolakusic (8% dos votos), que conseguiu eleger um representante para o PE, após uma campanha fortemente focada na luta contra a corrupção.

O partido populista e protecionista Zivi Zid, que concorreu sozinho, vai entrar pela primeira vez no PE, ao conseguir uma votação na ordem dos 6%, o que representa a eleição de um representante.

A Croácia elege 11 deputados para o PE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório