Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Livro raro foi devolvido a biblioteca mais de 80 anos depois

O livro foi encontrado durante a limpeza de uma casa. As bibliotecas irlandesas deixaram de cobrar multas pelos atrasos na devolução dos livros em janeiro.

Livro raro foi devolvido a biblioteca mais de 80 anos depois
Notícias ao Minuto

16:45 - 21/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Insólito

Um raro livro foi devolvido a uma biblioteca na Irlanda mais de 80 anos depois de ter sido requisitado. De acordo com a BBC, o livro ‘The White Owl’, de Annie MP Smithson, foi requisitado na biblioteca no dia 23 de julho de 1937 e foi devolvido à biblioteca pública de Gweedore na passada sexta-feira.

O livro foi encontrado durante a limpeza de uma casa em Falcarragh, uma cidade próxima de Gweedore.

Um dos funcionários da biblioteca, Denis McGeady, não disfarçou a surpresa pelo facto do livro ter sido devolvido 82 anos depois. “Não conseguia acreditar no que estava a ver quando o livro foi devolvido na sexta-feira de manhã. É comum devolverem livros dois ou três anos depois, mas isto é único”, afirmou.

McGeady acrescentou ainda que se tratava de um livro raro. “É uma primeira edição do ‘The White Owl’. Foi publicado em 1937 e emprestado nesse mesmo ano, por isso era provavelmente novinho em folha quando foi emprestado”.

Como se pode constatar pelas regras da biblioteca nos anos 30, os livros requisitados então deviam ser devolvidos 14 dias depois.

Desde janeiro, as bibliotecas públicas na Irlanda decidiram deixar de cobrar multas pelos atrasos na devolução dos livros requisitados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório