Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Responsável por ataque em mesquitas de Christchurch acusado de terrorismo

Brenton Tarrant já enfrenta 51 acusações de homicídio e 40 de tentativa de homicídio.

Responsável por ataque em mesquitas de Christchurch acusado de terrorismo
Notícias ao Minuto

08:00 - 21/05/19 por Sara Gouveia

Mundo Nova Zelândia

O homem acusado de ter matado 51 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, na Nova Zelândia, foi acusado esta terça-feira de terrorismo. Segundo a polícia neozelandesa, informou em comunicado, Brenton Tarrant foi acusado de "ter cometido um ato terrorista".

O atacante já tinha sido acusado de 51 crimes de homicídio e de 40 crimes de tentativa de homicídio, depois dos ataques de 15 de março. O homem de nacionalidade australiana deverá comparecer  novamente em tribunal no próximo mês de junho.

No entanto, conta a BBC, há um debate a decorrer no país sobre a decisão de tratar o caso sob as leis de anti-terrorismo, pois poderá arrastar qualquer julgamento e potencialmente fornecer uma plataforma para visões extremistas.

O ataque foi um dos mais mortíferos da história da Nova Zelândia e originou um consenso entre os deputados num espaço de semanas para que fossem banidas as armas semi-automáticas de tipo militar no país de forma a prevenir que algo do género se voltasse a repetir.

Recorde-se que o autoproclamado supremacista branco deixou um manifesto a explicar as suas intenções antes do ataque e transmitiu em direto nas redes sociais as imagens do tiroteio que levou a cabo dentro das duas mesquitas, onde se encontravam adultos e crianças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório