Um cachalote foi encontrado morto numa praia italiana com o estômago cheio de "vários quilos de plástico". Segundo a Greepeace Itália, a carcaça do jovem animal, que se estima ter cerca de sete anos de idade, apareceu numa praia em Cefalu, uma zona turística popular na Sicília, na passada sexta-feira.
A associação ambientalista partilhou imagens na sua página de Facebook onde é possível ver o cachalote morto na praia e o seu estômago cheio de sacos e outros objetos de plástico.
"Como podem ver pelas imagens que estamos a partilhar, foi encontrado muito plástico dentro do seu estômago", escreveu Giorgia Monti, num comunicado em nome da Greenpeace. "A investigação à morte ainda agora começou e não sabemos para já se morreu disto, mas não podemos certamente fingir que nada está a acontecer", acrescentou, referindo que "nos últimos cinco meses já deram à costa italiana cinco cachalotes".
Os especialistas fizeram uma necrópsia ao animal no domingo e Carmelo Isgro, que trabalha para o museu de história natural da Universidade de Messina, esteve envolvido no procedimento e partilhou imagens gráficas do processo na sua conta de Facebook. Num dos vídeos é possível ver os cientistas a abrirem o estômago do cachalote onde estão vários sacos de plástico.
Carmelo, em declarações à CNN, deu conta de que foram encontrados "vários quilos de plástico" dentro do estômago do animal. Revelando ainda de que se tratava de uma fêmea e que era tão nova que "os seus dentes ainda não tinham nascido".
Normalmente os cachalotes têm uma esperança média de vida entre os 70 e os 80 anos.