Uma mulher de 51 anos foi detida na cidade de Plock, na Polónia, por ter espalhado posters com a imagem da Virgem Maria mas com uma auréola arco-íris, numa alusão à bandeira arco-íris, símbolo do movimento LGBT. A mulher é acusada de profanar imagem religiosa.
Ofender o sentimento religioso é considerado um crime no código penal polaco. Se for condenada, a mulher pode enfrentar uma pena de prisão de até dois anos.
A detenção desta mulher foi anunciada esta segunda-feira por Joachim Brudzinski, o ministro do Interior da Polónia, no seu Twitter. A mulher esteve fora do país recentemente, mas quando regressou a polícia efetuou buscas em sua casa e encontrou dezenas de imagens da Virgem Maria de Czestochowa com a auréola arco-íris.
O ministro Brudzinski descreveu os posters como uma “barbaridade cultural” quando estes começaram a surgir na cidade de Plock em abril. “Contar estórias de liberdade e ‘tolerância’ não dá o direito a ninguém de ofender os sentimentos dos crentes”, disse o ministro do Interior.
Dziękuję @PolskaPolicja za sprawną akcję z wytypowaniem i zatrzymaniem osoby podejrzewanej o profancję świętego od wieków dla Polaków wizerunku Matki Bożej. Żadne bajanie o wolności i „tolerancji” NIKOMU nie daje prawa do obrażania uczuć ludzi wierzących.
— Joachim Brudziński (@jbrudzinski) May 6, 2019
O partido nacionalista Lei e Justiça (PiS) está no poder na Polónia e tem tentado mobilizar o seu eleitorado para as eleições europeias deste mês reforçando a ideia de que o país tem sido inundado por valores sociais-liberais do Ocidente.