Mulher detida devido a cartazes da Virgem Maria com auréola arco-íris

O caso aconteceu na Polónia. A mulher é acusada de profanação de imagem religiosa.

Notícia

© D.R.

Fábio Nunes
06/05/2019 22:28 ‧ 06/05/2019 por Fábio Nunes

Mundo

Polónia

Uma mulher de 51 anos foi detida na cidade de Plock, na Polónia, por ter espalhado posters com a imagem da Virgem Maria mas com uma auréola arco-íris, numa alusão à bandeira arco-íris, símbolo do movimento LGBT. A mulher é acusada de profanar imagem religiosa.

Ofender o sentimento religioso é considerado um crime no código penal polaco. Se for condenada, a mulher pode enfrentar uma pena de prisão de até dois anos.

A detenção desta mulher foi anunciada esta segunda-feira por Joachim Brudzinski, o ministro do Interior da Polónia, no seu Twitter. A mulher esteve fora do país recentemente, mas quando regressou a polícia efetuou buscas em sua casa e encontrou dezenas de imagens da Virgem Maria de Czestochowa com a auréola arco-íris.

O ministro Brudzinski descreveu os posters como uma “barbaridade cultural” quando estes começaram a surgir na cidade de Plock em abril. “Contar estórias de liberdade e ‘tolerância’ não dá o direito a ninguém de ofender os sentimentos dos crentes”, disse o ministro do Interior.

O partido nacionalista Lei e Justiça (PiS) está no poder na Polónia e tem tentado mobilizar o seu eleitorado para as eleições europeias deste mês reforçando a ideia de que o país tem sido inundado por valores sociais-liberais do Ocidente.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas