A polícia de Paris publicou esta segunda-feira imagens de drone da cobertura de lonas que foi colocada no telhado da catedral de Notre-Dame com o objetivo de proteger a estrutura devastada pelas chamas da chuva e dos restantes elementos.
O Sputnik refere que a operação para colocar as lonas começou no dia 23 e ficou concluída três dias depois. “Este trabalho resulta de uma perfeita coordenação entre vários serviços mobilizados no local”, escreveu a polícia parisiense no Twitter.
Esta cobertura protege não só a catedral de estar à mercê do mau tempo mas permite também avançar com a avaliação dos danos à estrutura de Notre-Dame e dar início à recuperação da icónica catedral.
#NotreDame | L'opération de protection de la toiture de la cathédrale Notre-Dame de Paris a pris fin le vendredi 26 avril.Ce travail est le résultat d'une parfaite coordination entre les différents services et partenaires mobilisés sur le chantier. pic.twitter.com/Z7aOoDC9LD
— Préfecture de police (@prefpolice) April 29, 2019
No passado dia 15 de abril, recorde-se, Notre-Dame foi atingida por um incêndio de grandes proporções, que só foi dado como completamente extinto no dia seguinte. O pináculo ruiu, o telhado foi destruído e restou a fachada com as suas duas torres e a estrutura de pedra de Notre-Dame.
Foram doados mais de 900 milhões de euros para a reconstrução da catedral. O presidente francês Emmanuel Macron já disse que pretende que a reconstrução seja concluída no espaço de cinco anos, mas mil especialistas pediram esta segunda-feira tempo para uma boa reconstrução de Notre-Dame.