Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Menino com leucemia curado graças a técnica pioneira

A criança já tinha feito um transplante de medula, mas a doença havia voltado a manifestar-se.

Menino com leucemia curado graças a técnica pioneira
Notícias ao Minuto

23:15 - 25/04/19 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Espanha

Álvaro tem apenas seis anos, mas uma história de vida sofrida. Ainda era bebé quando lhe foi diagnosticada uma leucemia linfoblástica aguda de tipo B. Desde então foi submetido aos tratamentos aplicados nestes casos, tendo feito, inclusive, um transplante de medula. Mas ainda assim, a doença voltou sempre para atormentar o pequeno Álvaro.

Porém, tudo mudou no outono passado quando os médicos optaram por seguir uma técnica pioneira na cura desta doença e à qual foi dado o nome de CAR-T 19.

Esta técnica, que em Espanha só é levada a cabo em apenas três hospitais (dois em Barcelona e um em Madrid), ajuda o sistema imunitário a reconhecer, atacar e destruir as células cancerígenas de uma forma direcionada. Para isso é retirado sangue ao paciente com recurso a um método que separa todos os componentes do sangue – desta forma os médicos conseguem obter os linfócitos T.

Estes linfócitos, explica o jornal catalão La Vanguardia, são modificados em laboratório e ‘programados’ para reconhecerem de imediato as células cancerígenas e logo as atacarem e destruírem.

Depois de alterados, os linfócitos são colocados no sangue do paciente que, segundo a teoria, pode voltar a ter uma vida normal ao fim de três meses.

E, felizmente, não é apenas a teoria que o diz. O responsável pela equipa médica do Hospital Sant Joan de Déu, em Barcelona, disse, esta quinta-feira em conferência de imprensa, que Álvaro está curado, podendo regressar a casa para “ter uma vida normal e desfrutar” da mesma.

Aos jornalistas, o especialista Miquel Pons revelou ainda que este foi o primeiro caso totalmente financiado pelo sistema público de saúde espanhol que aplicou mais de 320 mil euros no tratamento do pequeno Álvaro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório