Meteorologia

  • 25 ABRIL 2019
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 16º

Edição

UE avança com 60 milhões de euros para projetos de cooperação com Cuba

A UE aprovou o financiamento de 61,5 milhões de euros para projetos de cooperação com Cuba, no âmbito de um acordo bilateral assinado em Havana, na terça-feira.

UE avança com 60 milhões de euros para  projetos de cooperação com Cuba
Notícias ao Minuto

06:37 - 17/04/19 por Lusa

Mundo apoio

O valor, que será desembolsado integralmente pela UE na forma de subvenção não reembolsável, serve para reforçar a cooperação bilateral em matéria de segurança alimentar, adaptação às alterações climáticas, energias renováveis e cultura.

No documento, assinado pelo diretor-geral para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia, Stefano Manservisi, e a vice-ministra de Comércio Exterior e Investimento cubana, Ileana Núñez, destaca-se a contribuição de 15 milhões de euros para o projeto Transcultura, uma iniciativa regional para promover o 500.º aniversário da fundação da cidade de Havana.

A reunião de terça-feira integra os cinco encontros acordados em maio do ano passado, quando se realizou o primeiro conselho bilateral conjunto após a entrada em vigor, de forma provisória do primeiro acordo de diálogo político e de cooperação UE-Cuba.

Em novembro de 2017, o Parlamento Europeu tinha dado "luz verde" definitiva a este acordo, que condicionou ao respeito pelos direitos humanos na ilha.

Cuba era o único país latino-americano sem um acordo deste género com a UE.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório