Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de 40 detidos em novo protesto dos coletes amarelos em Paris

Milhares de manifestantes desfilam pelas ruas da capital francesa. Há carros incendiados e montras partidas.

Mais de 40 detidos em novo protesto dos coletes amarelos em Paris
Notícias ao Minuto

11:49 - 16/03/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

Mundo França

Pelo menos 44 pessoas foram este sábado detidas, em Paris, na sequência violentos confrontos de mais uma manifestação dos coletes amarelos, revela o Le Figaro.

Após quatro meses de luta, os protestos continuam pelas ruas da capital francesa e, como já vem sendo normal, os Campos Elísios são o principal palco dos protestos com muitos manifestantes de colete amarelo a arremessarem pedras às autoridades, a incendiarem carros e caixotes do lixo e partirem montras de lojas, como foi o caso da Nespressso e Hugo Boss.

Já as forças de segurança respondem com canhões de água e detenções em massa.

Esta é a 18.ª semana consecutiva de protesto dos coletes amarelos. Depois de vários sábados em que os ânimos estavam mais controlados, este sábado voltaram os violentos confrontos com milhares de pessoas a manifestarem-se contra Emmanuel Macron, um presidente visto por estes manifestantes como favorecedor da classe de elite.

Grupos de coletes amarelos representando professores, desempregados e sindicatos estavam entre os que organizaram hoje dezenas de manifestações e marchas na capital e por toda a França.

As ações marcam o fim de um debate nacional de dois meses que Macron organizou para responder às preocupações dos manifestantes.

Os manifestantes classificam o debate como vazio e consideram-no uma jogada de campanha de Macron a pensar nas eleições para o Parlamento Europeu, em maio.

Os "coletes amarelos" protestam contra os altos impostos e contra as políticas de Macron, que consideram estar a proteger as grandes empresas.

No seu apelo online para os protestos de hoje, os organizadores afirmam pretender que o dia sirva como um "ultimato" ao "Governo e aos poderosos".

Cerca de 5 mil homens e seis veículos blindados das autoridades policiais estão mobilizados para a capital, onde também estão previstas várias outras manifestações, em particular uma 'Marcha do Século' para o clima.

Demonstrações de coletes amarelos também estão previstas para a província de Bordeaux (sudoeste), para Lyon (centro-leste) e Montpellier (sul).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório