Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Advogado diz que morte de Julen pode ser culpa da equipa de resgate

Defesa de dono do terreno diz que morte do menino pode ter sido provocada por máquina usada nos trabalhos de resgate.

Advogado diz que morte de Julen pode ser culpa da equipa de resgate
Notícias ao Minuto

14:20 - 27/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

O advogado do dono do terreno onde morreu Julen, a criança espanhola que caiu num poço de prospeção de água, em Totalán, Málaga, culpa as operações de resgate pela morte do menino, noticia a ABC Sevilla.

A defesa de David Serrano, com recurso a um relatório técnico apresentado no Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga, alega que a máquina usada para medir a profundidade do poço pode ter sido a responsável pela morte da criança, ao ter golpeado o menino.

As conclusões são de um estudo do arquiteto Jesús María Flores Vila, e que pretende demonstrar que Julen não morreu da queda de cerca de 70 metros, mas sim do impacto das ferramentas usadas pelas equipas de resgate durante os trabalhos para eliminar o tampão de terra que se formou sobre a criança

Com base nisto, a Defesa pede que se retomem as diligências da investigação e que se chame o chefe dos bombeiros de Málaga a prestar declarações.

Recorde-se que a autópsia ao pequeno Julen, de dois anos, diz que este sofreu um "traumatismo cranioencefálico grave". A criança terá caído de pé pelo poço alcançando uma profundidade de 71 metros. Ao chegar ao fundo, terão sobre si pedras e outros sedimentos que lhe causaram o ferimento na cabeça, refere o documento. O corpo do menino foi encontrado com os braços para cima.

O responsável da Proteção Civil já reagiu às alegações, referindo que se fosse ele "nunca levantaria esta hipótese de forma tão alegre".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório