Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 20º

Ministro iraniano demite-se mas pede a diplomatas que mantenham cargos

O chefe da diplomacia do Irão, Mohammad Javad Zarif, apelou hoje aos diplomatas do Ministério dos Negócios Estrangeiros que permaneçam no cargo, após anunciar a sua demissão.

Ministro iraniano demite-se mas pede a diplomatas que mantenham cargos
Notícias ao Minuto

12:35 - 26/02/19 por Lusa

Mundo Javad Zarif

"Aconselho a todos vocês, queridos irmãos e irmãs do Ministério dos Negócios Estrangeiros ou nas embaixadas a trabalharem firmemente na tarefa de defender o nosso país e abster-se de tais atos [de demissão]", referiu Mohammad Javad Zarif citado pela agência de notícias iraniana, IRNA.

Segundo a IRNA, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano reagiu a um alegado rumor de que um grande número de diplomatas do Irão estariam a preparar-se para renunciar se a sua saída for aceite pelo Presidente Hassan Rohani.

Na noite de segunda-feira, Mohammad Javad Zarif, o grande artífice do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano de 2015, anunciou na rede social Instagram a demissão do cargo.

"Peço desculpa por já não ser capaz de continuar no cargo e por todas as minhas falhas no desempenho das minhas funções", escreveu Zarif na sua conta do Instagram.

O chefe da diplomacia iraniana indicou hoje que espera que a sua decisão de renunciar as suas funções permita ao Ministério recuperar o seu "estatuto legal", sem elaborar sobre o assunto.

"Espero que a minha demissão seja como um golpe que permita ao Ministério dos Negócios Estrangeiros recuperar o seu estatuto jurídico nas relações internacionais", assinalou Zarif dirigindo-se aos responsáveis da sua administração, de acordo com a IRNA.

Zarif dirigiu a diplomacia iraniana durante todo o primeiro mandato de Rohani (2013-2017) e foi reconduzido no cargo após a reeleição do chefe de Estado, considerado um moderado.

Mohammad Javad Zarif foi o chefe dos negociadores iranianos do acordo de 2015 concluído entre a República Islâmica do Irão e o Grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) para pôr fim a 12 anos de crise em torno do programa nuclear iraniano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório