Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Macedónia do Norte. Com novo nome, mudam também os sinais de trânsito

Trabalhadores da recém-renomeada Macedónia do Norte começaram hoje a substituir os sinais de trânsito para refletir a mudança no nome do país, após um acordo com a Grécia sobre o novo nome que garantiu a adesão à NATO.

Macedónia do Norte. Com novo nome, mudam também os sinais de trânsito
Notícias ao Minuto

10:59 - 13/02/19 por Lusa

Mundo Mudança

Segundo a agência de notícias Associated Press, os trabalhadores estão a remover os sinais de trânsito da "República da Macedónia" na fronteira com a Grécia, dando início a uma série de medidas que o país tomará como parte do acordo, incluindo a mudança de sinais nos aeroportos, edifícios públicos, páginas na Internet e materiais impressos.

Outra das medidas é a alteração das chapas de matrícula dos veículos e ainda nos próximos anos a substituição dos passaportes e da moeda.

O acordo entre Skopje e Atenas sobre o novo nome da Macedónia, que agora se chama Macedónia do Norte, entrou na terça-feira em vigor no país, após a publicação de alterações à Constituição, anunciou o Governo em comunicado.

"As condições para a entrada em vigor das alterações à Constituição da República da Macedónia do Norte estão reunidas. Elas entram em vigor hoje, 12 de fevereiro de 2019, com um anúncio do Governo no jornal oficial", declarou o executivo.

Nos próximos dias, Skopje notificará a ONU da mudança de nome, e este será então usado em todo o mundo, segundo um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros macedónio.

Os dois países assinaram em junho o acordo de Prespes que rebatiza a Antiga República Jugoslava da Macedónia como República da Macedónia do Norte.

Em seguida, os parlamentos macedónio e grego adotaram o acordo, pondo fim a um conflito diplomático de quase 30 anos entre os dois países vizinhos e abrindo caminho à adesão da Macedónia à União Europeia e à NATO, até agora vetada pela Grécia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório