Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Cineasta de Taiwan acusado de agressão sexual durante rodagem de filme

Um famoso cineasta de Taiwan, Doze Niu (à direita na imagem), foi acusado de agredir sexualmente uma funcionária que estava a trabalhar no seu último filme, 'Pao Ma', informou hoje a procuradoria da ilha em comunicado.

Cineasta de Taiwan acusado de agressão sexual durante rodagem de filme
Notícias ao Minuto

07:39 - 01/02/19 por Lusa

Mundo Doze Niu

Niu enfrenta uma pena que pode ir até aos dez anos de prisão em caso de condenação.

O suposto ataque ocorreu em 24 de novembro na casa do diretor, em Taipé, a capital de Taiwan, após a saída de outros convidados.

Um amigo acompanhou a suposta vítima ao hospital antes que a queixa fosse apresentada.

Doze Niu negou estas acusações em dezembro.

"Eu farei tudo o que puder para cooperar com esta investigação", disse ele aos jornalistas. "Estou confiante de que haverá um julgamento justo", acrescentou.

Contudo, sublinhou, então, "já existe um processo em curso perante a opinião pública no qual já me condenaram à morte", disse ele. "Doze Niu está morto", concluiu.

Doze Niu é um ex-ator infantil que se transformou num diretor aclamado, sobretudo após o seu filme "Monga", em 2010, vencedor de dois prémios Golden Horse, distinções do cinema taiwanês.

O filme arrecadou 59,32 milhões de dólares taiwaneses (1,7 milhão de euros) em receita, apenas uma semana depois do seu lançamento nos cinemas.

Em 2014 foi multado e condenado a uma pena suspensa por levar um fotógrafo chinês a uma base naval de Taiwan, sem autorização, na preparação do seu filme 'Paraíso em serviço'.

Um ato polémico, já que Taiwan proíbe a entrada nas suas infraestruturas militares a cidadãos chineses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório