Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Jovem saudita que fugiu da família chegou ao Canadá

Rahaf Mohammed al-Qunun, a jovem saudita que atraiu as atenções internacionais depois de ter fugido da família, na Tailândia, chegou hoje ao aeroporto de Toronto, onde foi recebida pela ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Chrystia Freeland.

Jovem saudita que fugiu da família chegou ao Canadá
Notícias ao Minuto

17:08 - 12/01/19 por Lusa

Mundo Mohammed al-Qunun

"Ela fez uma longa viagem e está exausta, prefere não responder a perguntas agora", afirmou Freeland aos numerosos jornalistas que aguardavam a jovem de 18 anos, que chegou sorridente, com um boné e um casaco com a palavra 'Canadá'.

A saudita, que disse fugir dos abusos físicos e psicológicos da sua família, obteve asilo do governo canadiano, liderado por Justin Trudeau.

Colocada sob a proteção do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), na Tailândia, depois de ter divulgado o seu caso na rede social Twitter, Rahaf Mohammed al-Qunun afirmou que queria fugir dos maus tratos físicos e psicológicos infligidos pela sua família e pedir asilo, com a Austrália a aparecer numa primeira fase como possível destino.

No entanto, na sexta-feira, foi o primeiro-ministro canadiano a anunciar que o Canadá iria receber a jovem.

"Concedemos-lhe asilo. Estamos satisfeitos por o ter feito, porque o Canadá é um país que mede até que ponto é importante defender os direitos das mulheres no mundo. E posso confirmar que aceitámos o pedido da ONU", declarou Trudeu à comunicação social, pouco tempo depois de as autoridades tailandesas terem anunciado a partida de Al-Qunun para o Canadá, um país que mantém relações tensas com o reino saudita por causa dos direitos humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório