Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Brasil envia tropas federais para conter onda de violência no Ceará

O governo brasileiro autorizou hoje o envio de tropas federais para reforçar a segurança em Fortaleza, capital do estado do Ceará, que registou pelo menos 43 ataques criminosos nos últimos dois dias.

Brasil envia tropas federais para conter onda de violência no Ceará
Notícias ao Minuto

15:48 - 04/01/19 por Lusa

Mundo Fortaleza

"Cerca de 300 homens e 30 patrulhas da Força Nacional de Segurança Pública serão enviados nesta sexta-feira para o Ceará onde devem agir por 30 dias em questões de segurança e suporte para a polícia", diz um comunicado divulgado pelo Ministro da Justiça e Segurança Nacional, liderado pelo ex-juiz Sergio Moro.

O novo ministro disse que os reforços podem ser estendidos, se necessário.

"A decisão foi tomada após os episódios de violência e as dificuldades das forças locais para combater o crime organizado sem ajuda", acrescentou o comunicado.

O Ministério da Justiça brasileiro indicou que para enviar os reforços solicitados pelo governo regional do Ceará levou em conta a gravidade dos eventos e a necessidade de garantir a segurança.

Uma das principais bandeiras de campanha de Bolsonaro, que assumiu a Presidência do Brasil na terça-feira passada, é endurecer a luta contra o crime.

Os ataques no Ceará que levaram ao envio de reforços da polícia foram registados entre a noite de quarta-feira e a madrugada desta sexta-feira, em todos os municípios que fazem parte da região metropolitana da capital estadual, Fortaleza, e visavam principalmente autocarros, prédios públicos e até bancos.

As autoridades investigam se os ataques são uma represália das organizações criminosas contra medidas anunciadas pelo governador do Ceará, Camilo Santana, para reformar a administração das prisões estaduais.

O Ceará foi o terceiro estados brasileiro que mais registou mortes mais violentas em 2017, com uma taxa de 59,1 mortes por cada 100.000 habitantes.

Antes de autorizar o envio de tropas federais para Ceará, Sergio Moro já havia anunciado na quinta-feira que os agentes da Polícia Federal e do Departamento de Administração Penitenciária deste estado brasileiro receberam ordens para cooperar com as investigações aos ataques.

O ministro também ofereceu cotas em prisões federais de segurança máxima para que o estado do Ceará possa enviar os prisioneiros mais perigosos atualmente nas prisões regionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório