Meteorologia

  • 18 JUNHO 2019
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

Morreu filho de mulher iemenita que processou os EUA para o poder ver

Menino de dois anos estava internado nos Estados Unidos desde outubro mas mãe só obteve autorização para entrar no país este mês de dezembro.

Morreu filho de mulher iemenita que processou os EUA para o poder ver

Morreu o filho de dois anos de uma mulher iemenita que processou o governo dos Estados Unidos para poder entrar no país, onde a criança estava internada.

Abdullah Hassan morreu num hospital pediátrico de Oakland, onde estava internado desde outubro por causa de uma doença genética. O menino foi levado para os Estados Unidos pelo pai, Ali Hassan, sendo que ambos têm nacionalidade americana. A mãe, Shaima Swileh, não tem.

Shaima só conseguiu ver o seu filho pela primeira vez desde o internamento, onde estava já ligado aos equipamentos de suporte de vida, a 19 deste mês de dezembro. Não se sabe ao certo quando morreu, mas, de acordo com a AP, o funeral foi este sábado.

Recorde-se que os cidadãos do Iémen e quatro outros países muçulmanos, assim como da Coreia do Norte e da Venezuela, foram banidos de entrar nos Estados Unidos.

Ali, que mora em Stockton, na Califórnia, casou com Shaima no Iémen em 2016, tendo-se ambos mudado para o Egito por causa da guerra. Desde 2017 que Shaima tenta conseguir nacionalidade americana para que toda a família se pudesse mudar para os Estados Unidos, mas sem sucesso.

Quando a saúde do filho de ambos se agravou, Ali viajou sozinho com a criança para os Estados Unidos, na esperança de o salvar. A mãe foi obrigada a ficar no Egito e só conseguiu uma isenção da proibição de viajar após intervenção do Conselho para as Relações Americano-Islâmicas da Califórnia (CAIR, na sigla em inglês) com o apoio de um assistente social do hospital pediátrico.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório