Morreu filho de mulher iemenita que processou os EUA para o poder ver

Menino de dois anos estava internado nos Estados Unidos desde outubro mas mãe só obteve autorização para entrar no país este mês de dezembro.

Notícia

© Reprodução CAIR

Anabela de Sousa Dantas
29/12/2018 22:20 ‧ 29/12/2018 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo

Estados Unidos

Morreu o filho de dois anos de uma mulher iemenita que processou o governo dos Estados Unidos para poder entrar no país, onde a criança estava internada.

Abdullah Hassan morreu num hospital pediátrico de Oakland, onde estava internado desde outubro por causa de uma doença genética. O menino foi levado para os Estados Unidos pelo pai, Ali Hassan, sendo que ambos têm nacionalidade americana. A mãe, Shaima Swileh, não tem.

Shaima só conseguiu ver o seu filho pela primeira vez desde o internamento, onde estava já ligado aos equipamentos de suporte de vida, a 19 deste mês de dezembro. Não se sabe ao certo quando morreu, mas, de acordo com a AP, o funeral foi este sábado.

Recorde-se que os cidadãos do Iémen e quatro outros países muçulmanos, assim como da Coreia do Norte e da Venezuela, foram banidos de entrar nos Estados Unidos.

Ali, que mora em Stockton, na Califórnia, casou com Shaima no Iémen em 2016, tendo-se ambos mudado para o Egito por causa da guerra. Desde 2017 que Shaima tenta conseguir nacionalidade americana para que toda a família se pudesse mudar para os Estados Unidos, mas sem sucesso.

Quando a saúde do filho de ambos se agravou, Ali viajou sozinho com a criança para os Estados Unidos, na esperança de o salvar. A mãe foi obrigada a ficar no Egito e só conseguiu uma isenção da proibição de viajar após intervenção do Conselho para as Relações Americano-Islâmicas da Califórnia (CAIR, na sigla em inglês) com o apoio de um assistente social do hospital pediátrico.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas