Jornalistas detidos pelo exército moçambicano estão em liberdade

Os três jornalistas estrangeiros e um moçambicano retidos pelo exército caminho do distrito de Palma, norte de Moçambique, foram libertos na manhã de hoje após 48 horas de detenção, anunciou um deles.

Notícia

© Reuters

Lusa
19/12/2018 12:20 ‧ 19/12/2018 por Lusa

Mundo

Palma

"Depois de 48 horas de detenção, fomos libertos. A luta continua", escreveu na sua página do Facebook Estácio Valoi, o jornalista moçambicano que integrava o grupo.

Os jornalistas foram detidos por volta das 09:00 de segunda-feira, pelas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), quando se encontravam a caminho de Palma oriundos de Chitolo, Mocímboa da Praia, onde estiveram a trabalhar.

Os profissionais alegaram que tinham autorização dos comandantes local e provincial para trabalharem naquelas zonas, de acordo com um comunicado do Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA).

Além de Valoi e dos três jornalistas estrangeiros detidos, esteve também sob custódia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) o motorista que os acompanhava.

Os jornalistas estiveram detidos no Comando Distrital de Palma.

Os distritos de Palma e da Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, tal como outras zonas do norte de Moçambique, têm sido palco de ataques protagonizados por grupos armados, desde outubro do ano passado.

A violência já provocou dezenas de mortos, entre civis, membros das Forças de Defesa e Segurança e dos grupos armados, e deslocações de populações bem como destruição de propriedade.

Os grupos que protagonizam os ataques têm sido associados a tentativas de impor uma versão do islão diferente do que vinha sendo praticado na região, que vai conhecer nos próximos anos projetos de produção de gás natural.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas