Rei Philippe em consultas com partidos sobre próximo governo da Bélgica

O Rei dos belgas está hoje a receber os líderes dos partidos para consultas sobre quem deverá governar o país até às próximas eleições, após a demissão, na terça-feira, do primeiro-ministro Charles Michel.

Notícia

© Reuters

Lusa
19/12/2018 11:08 ‧ 19/12/2018 por Lusa

Mundo

Executivo

O primeiro-ministro belga, o liberal Charles Michel, anunciou, na terça-feira, a sua demissão, no parlamento, depois de ter sido ignorado o seu apelo para que ministros nacionalistas flamengos renunciassem aos pedidos de demissão que apresentaram.

Os ministros do maior partido da coligação demitiram-se em oposição ao apoio de Michel ao pacto global das Nações Unidas para as migrações, adotado no passado dia 10 na cidade marroquina de Marraquexe.

O rei Philippe não aceitou de imediato a demissão de Charles Michel, deixando em suspenso a sua decisão e optando por ouvir os partidos belgas.

"O primeiro-ministro Charles Michel foi recebido em audiência no castelo de Laeken para apresentar a demissão do Governo. O rei mantém a sua decisão em suspenso", informou o Palácio Real em comunicado.

A ideia das consultas aos partidos é procurar um consenso mínimo para a formação de um Executivo que irá governar a Bélgica até as eleições federais previstas para 26 de maio de 2019.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas