Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Coletes Amarelos voltam a fazer estragos. E prometem voltar para 'Ato 5'

Revolta dos coletes amarelos já se alastrou para lá de França. Ânimos continuam exaltados e manifestantes prometem voltar à rua no próximo sábado.

Coletes Amarelos voltam a fazer estragos. E prometem voltar para 'Ato 5'
Notícias ao Minuto

08:54 - 09/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

França viveu mais um sábado de violência nas ruas de diversas cidades do país, com maior enfoque para Paris. Nas ruas, estiveram 89 mil agentes da polícia com o intuito de evitar cenas de maior tensão.

Os coletes amarelos, que começaram a sair à rua para reivindicar o aumento dos impostos nos combustíveis - medida em que o Governo já cedeu - protestam agora contra outros impostos, pedindo melhores salários e menos precariedade no emprego.

No total, estiveram 125 mil pessoas na rua em toda a França, dos quais 10 mil em Paris. Um total de 1.723 pessoas foram identificadas e as autoridades fizeram 1.385 detenções, de acordo com o ministro do Interior.

Da parte do Governo, a resposta aos manifestantes surgiu, mais uma vez, pela voz do primeiro-ministro Éduouard Philippe, referindo que agora será "o momento para o diálogo, que ele próprio iniciou hoje [ontem] com os "coletes amarelos" e que "deve continuar".

Emmanuel Macron, cuja demissão é uma das exigências dos manifestantes, continua a não manifestar qualquer posição acerca dos protestos. Numa curta mensagem no Twitter o presidente gaulês deixou apenas uma palavra à polícia, agradecendo a sua "coragem" e "profissionalismo excecionais".

Recorde-se que os confrontos no centro de Paris duraram várias horas e obrigaram a polícia a utilizar gás lacrimogéneo e canhões de água, para dispersar os coletes amarelos. Várias montras de lojas foram partidas e registou-se um ataque a uma galeria comercial.

A presidente de câmara socialista de Paris, Anne Hidalgo, lamentou "as cenas de caos" na capital francesa e os "danos incomensuráveis" para a economia e a imagem da cidade, depois dos protestos.

Uma situação que deve voltar a acontecer já na próxima semana. Isto porque no Facebook já se apela a um quinto sábado de protestos, a acontecer já no dia 15 de dezembro. 'Acte 5: Pot De Départ De Macron!' é o nome do evento cujo principal objetivo é a demissão de Emmanuel Macron

Notícias ao MinutoEvento já foi criado no Facebook© Facebook

A manifestação dos coletes amarelos não se ficou apenas por França. Também em Bruxelas, na Bélgica, 400 pessoas foram detidas e um polícia ficou ferido. Também aqui a polícia foi forçada a usar canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório