Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Esqueleto com 500 anos encontrado em Londres com... botas intactas

O par de botas data do fim do século XV ou início do século XVI.

Notícias ao Minuto

12:48 - 07/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Um par de botas que durem são o sonho de qualquer pessoa e uma equipa de arqueólogos encontrou esse mesmo par num local bastante improvável.

O esqueleto de um homem, com cerca de 500 anos, foi descoberto entre a lama debaixo do rio Tâmisa, em Londres, no Reino Unido, com umas botas de cano alto ainda intactas.

A descoberta foi feita em Bermondsey, no sul de Londres, por arqueólogos a trabalhar num super esgoto que vai ser construído debaixo da cidade. O mistério do calçado do homem motivou mais investigação.

O couro era bastante caro nos tempos da dinastia Tudor e por isso tornou-se claro a estranheza de alguém ser enterrado a usar algo de valor tão elevado, o que levou os investigadores a considerarem que se tinha tratado de uma morte prematura e a especularem que se poderia tratar de um pescador ou marinheiro.

"Ao analisar as botas foi possível termos uma perspetiva fascinante da vida diária de um homem que viveu há 500 anos", disse Beth Richardson da empresa que lidera o projeto, MOLA Headland, em declarações à CNN.

"Ajudaram-nos a entender melhor como terá feito a sua vida em condições tão difíceis, mas também como pode ter morrido. Foi um privilégio poder estudar algo tão raro e pessoal", acrescentou.

As botas eram feitas com sola extra e revestidas com musgo ou um material semelhante para se tornarem mais resistentes.

Através do estudo dos ossos foi ainda possível concluir que o homem terá morrido com 35 anos e tinha marcas profundas nos dentes, provavelmente causadas "por uma ação repetitiva, como passar corda entre os dentes, como um pescador faria".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório