Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Autoridades tentam resgatar missionário morto por tribo isolada

Sentinela do Norte tem uma das tribos mais agressivas do mundo e, muito provavelmente, canibal.

Autoridades tentam resgatar missionário morto por tribo isolada
Notícias ao Minuto

19:58 - 25/11/18 por Natacha Nunes Costa

Mundo Sentinela do Norte

As autoridades começaram a árdua tarefa de tentar recuperar o corpo do missionário norte-americano morto por uma tribo que vive isolada na ilha Sentinela do Norte, localizada no Oceano Índico, entre a Índia e o Myanmar (antiga Birmânia).

De acordo com a CNN, a operação de resgate tem de ser realizada “com cuidado para não provocar conflitos” com os membros da tribo, que é considerada uma das mais agressivas do mundo e, muito provavelmente, canibal.

No dia 15 de novembro, John Allen Chau, de 27 anos, navegou, ilegalmente, até à ilha Sentinela do Norte, para tentar converter os sentineleses ao cristianismo.

Segundo descrições dos pescadores que o levaram a esta ilha, onde as visitas estão proibidas pela lei indiana, no dia seguinte, John voltou ao barco com ferimentos de setas, mas, mesmo assim, quis voltar a encontrar-se com os indígenas. No dia 17 já não voltou. Contudo, de acordo com as autoridades indianas, os mesmos pescadores garantem que viram alguns membros da tribo a arrastarem o corpo do missionário pela ilha fora.

As autoridades dirigiram-se à ilha esta sexta-feira e sábado, para tentar descobrir e recuperar o corpo de John, mas as operações demonstraram-se infrutíferas.

“Mapeamos toda a área com a ajuda dos pescadores, mas não vimos o corpo. Contudo, detetamos uma zona onde acreditamos que ele possa estar enterrado”, relatou um dos responsáveis pela investigação à CNN.

As autoridades adiantaram ainda que a missão foi feita “à distância” para evitar conflitos com a tribo, já que é “uma zona muito sensível”, mas que vão continuar a tentar. Por enquanto estão reunidos com antropólogos e psicólogos para tentar encontrar a forma mais segurar de resgatar o corpo de John.

Recorde-se que os sentineleses vivem em completo isolamento na remota ilha Sentinela do Norte há dezenas de milhares de anos. A Índia protege este território com uma lei que proíbe a entrada de “estranhos” na ilha para impedir que os indígenas contraiam doenças, visto que não estão imunes por viverem isolados da sociedade moderna, e para que estes não matem quem os visite.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório