Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Suíços votam no domingo. Vacas... com ou sem cornos?

Em causa está a decisão de alguns agricultores em deixarem crescer os cornos dos animais livremente. O assunto tem dividido o país.

Suíços votam no domingo. Vacas... com ou sem cornos?
Notícias ao Minuto

12:54 - 21/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Referendo

A Suíça vai votar este domingo sobre um assunto considerado de importância nacional e que tem dividido o país: Dar subsídios a agricultores que deixam os cornos das vacas e cabras crescer naturalmente ou não?

O referendo sobre preservar a 'dignidade do gado' foi iniciado por Armin Capaul, de 66 anos, que se descreve como sendo um rebelde. "Temos de respeitar as vacas como elas são. Deixá-las com os cornos. Quando olhamos para elas vemos um animal de cabeça erguida e orgulhoso. Quando lhes tiram os cornos, parecem tristes", referiu o homem à Reuters.

Neste momento, conta a agência, há três quartos de vacas suíças, um símbolo nacional e atração turística, a quem são retirados os cornos ou que sofreram alterações genéticas para esse fim.

Para Armin, são os cornos que ajudam os animais a comunicarem entre si e a regular a sua temperatura corporal e por isso pretende que seja atribuído um subsídio anual por cada animal, no valor de 190 francos suíços (cerca de 165 euros). Quando tudo falhou, conseguiu angariar 100 mil assinaturas para desencadear uma votação nacional.

O governo opõe-se à campanha pois, segundo explica, a decisão iria consumir 30 milhões de francos dos três mil milhões dados à agricultura anualmente. Mas admite ser uma questão relevante.

"Na Suíça é normal os assuntos serem votados pelas pessoas - todas as questões, importantes ou menos importantes", referiu o ministro da Economia suíço, Johann Schneider-Ammann.

As últimas sondagens dão conta de que os resultados estão tão próximos que não dá para ter certezas sobre o desfecho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório