Meteorologia

  • 18 JANEIRO 2020
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

Ministro para o Brexit apresenta demissão

A demissão de Dominic Raab surge logo após a demissão do ministro de Estado para a Irlanda do Norte.

Ministro para o Brexit apresenta demissão

O ministro para o Brexit, Dominic Raab, apresentou a demissão esta quinta-feira. Numa publicação do Twitter explica que não pode apoiar o acordo do Brexit porque "dá à União Europeia poder de veto sobre o futuro do Reino Unido".

"Não posso em consciência apoiar os termos propostos no nosso acordo com a União Europeia", escreveu Raab, acrescentando, no entanto, que tem um "grande respeito" por Theresa May e elogiando a capacidade de luta que tem tido ao longo de "tempos difíceis".

O ministro, um apoiante da saída do Reino Unido da União Europeia chegou ao gabinete para substituir David Davis, quando este se demitiu em protesto contra os planos de May para o Brexit, e estava dentro de um grupo de ministros que se acreditava estarem descontentes com o acordo.

Já esta quinta-feira, pouco antes, o ministro de Estado britânico para a Irlanda do Norte, Shailesh Vara, apresentara a demissão. Pouco depois seguir-se-ia a Ministra do Trabalho e das Pensões, Esther McVey.

Esta quarta-feira foi anunciada uma cimeira extraordinária, em Bruxelas, apontada para 25 de novembro, para assinar o acordo da saída do Reino Unido da União Europeia. Donald Tusk confirmou esta quinta-feira que essa é a data prevista para o Conselho Europeu extraordinário.

[Notícia atualizada às 09h15]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório