Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Mega ponte entre Hong Kong-Zhuhai-Macau inaugurada hoje

A maior ponte do mundo, ligando as regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong e a cidade chinesa de Zhuhai, é hoje inaugurada, em cerimónia que vai decorrer no Edifício do Posto Fronteiriço de Zhuhai.

Mega ponte entre Hong Kong-Zhuhai-Macau inaugurada hoje
Notícias ao Minuto

06:23 - 23/10/18 por Lusa

Mundo Zhuhai

A abertura da ponte à circulação está marcada para as 09:00 locais de quarta-feira (02:00 em Lisboa).

Após nove anos de construção, a infraestrutura será inaugurada com uma cerimónia em Zhuhai, cidade adjacente à Região Administrativa Especial de Macau, pelo Presidente chinês, Xi Jinping, que deverá fazer a travessia na sua limusina à prova de bala, segundo avançou a imprensa de Hong Kong.

Trata-se da maior ponte do mundo, sobre o mar, com uma estrutura principal de 29,6 quilómetros - uma secção em ponte de 22,9 quilómetros e um túnel subaquático de 6,7 quilómetros -, com a extensão total a rondar os 55 quilómetros.

A abertura da travessia chegou a estar prevista para 2016, mas vários problemas, como acidentes de trabalho, uma investigação de corrupção, obstáculos técnicos e derrapagens orçamentais obrigaram a um adiamento da inauguração.

Para as autoridades chinesas, a ponte é um marco do projeto de integração regional da Grande Baía, que visa criar uma metrópole mundial a partir dos territórios de Hong Kong, Macau e outras cidades da província de Guangdong, como Cantão e Shenzhen.

Segundo estimativas do jornal de Hong Kong South China Morning Post, a ponte custou aos três governos cerca de 1,9 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório